domingo, novembro 04, 2007

O mundo nem vai acabar, ó.

Eu já fui um ecopreocupado.
Não ecofreak. Até mesmo porque nunca fui freak com nada... talvez geek, mas freak nunca.
Eu era o cara que dizia que o mundo tava perdido. Ficava falando em "água potável disponível" quando ninguém nem sabia que ia faltar água, dizia que ia ter guerra por causa disso e tudo mais
Outra coisa era ficar comparando o homem a um punhado de fungo num pedaço de queijo.
A gente é uma espécie extremamente predatória. A gente cresceu demais, se adaptou demais, procriou demais, e a forma que a gente arrumou pra sustentar uma população de 6 bilhões de pessoas não é lá muito compatível com a preservação do planeta. Nossas cidades são cancros podres crescendo na crosta do planeta, extremamente adaptadas á sobrevivência dos humanos, mas extremamente incompatíveis e predatórias a todo o resto. Problema é que em última instância, nossa sobrevivência depende da sobrevivência de todo o resto. Então, como fungos em um pedaço de queijo estamos esgotando a nossa própria fonte de sobrevivência num processo que tende ao extermínio óbvio.
Por esse caminho vamos florescer ainda, mas consumindo nosso caminho até que tudo acabe num pedaço de rocha bolorenta arrudiando o Sol.
Tudo fazia muito sentido, mas esqueci de um detalhe (eu e o resto do mundo, pelo que parece). A gente não É um fungo num pedaço de queijo. Entre as poucas coisas que distinguem a gente dos fungos está nossa inteligência e capacidade de percepção e adaptação, previsão e decisão... essas coisas.
A gente está em uma fase de transição, a gente se desenvolveu muito rápido pro nosso próprio bem e chegou de repente a um ponto que ninguém esperava, mas é só uma fase de transição. E é comum numa fase de transição achar que vai tudo dar em merda, mas vamos com calma. O mundo não vai acabar. A água não vai acabar. As fontes de energia não vão acabar. Já estamos a algum tempo em processo de reversão. Já sabemos do problema e estamos lidando com ele. Simples assim.
Sempre que a gente teve um problema pela frente a gente pensou um pouquinho e resolveu. Dessa vez não vai ser diferente. Estamos todos no mesmo barco, vá pelo cara, ninguém quer que o mundo acabe, nem os mais crápulas. Deixar metade do mundo escravo, ok. Fazer guerra por merda, ok. Mas acabar com mundo nunca. Só em filminhos e HQ.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu me apavorei uma vez: quando disseram que o Skylab ia cair no Brasil. Inclusive tive um sonho que era mais ou menos a música do Legião: "quando as estrelas começarem a cair, me diz, me diz, pra onde é que a gente vai fugir".
Eu achei mesmo que ia morrer. Como não morri, venho considerando tudo lucro.

12:34 PM  

Postar um comentário

<< Home